O capitalismo criativo e a democracia das redes sociais

O capitalismo criativo e a democracia das redes sociais

Alguém discorda que a Inovação é a grande saída para construirmos uma economia criativa? Os Tech inovadores tem como mantra “O que você está fazendo pode mudar o mundo ou começar uma nova economia?” É a cultura da geração da generosidade, do movimente-se primeiro e do corra riscos!

Nada novo, surpreso? A inovação da máquina a vapor criou o capitalismo, um pouco depois entre 1896 e 1930 nasceram 1.800 fabricantes de carros, sobreviveram apenas três empresas e redesenharam a era industrial! Tanto os inventivos a vapor, como os fundadores da indústria automobilistica tinham o sonho de mudar o mundo!

E neste momento, no apogeu da democracia das redes sociais, da inteligência universal e do livre mercado fundamos a Cyber Humanidade, a Humanidade 4.0! É o espiríto pioneiro se renovando, o mundo como um vilarejo, a era do supere-se e a era dos inovadores sociais – pessoas para as quais o outro é um valor em si!

Ingressamos na “Ilha Utopia” de Thomas More?  Que em 1516 escreveu que um dia existirá um mundo onde a não violência é possivel, com prosperidade para todos em uma democracia universal, protegendo todas as diferenças e criando outras! Onde o lucro não será nada além do que uma obrigação, e não uma finalidade! Na ilha dissolve-se as diferenças e fomenta-se a igualdade, eliminando por completo o conflito e seus potenciais possibilidades de materialização!

Ou decolamos na Hiperdemocracia de Jacques Atalli? Uma economia de mercado em que cada qual se mede em relação ao outro? Uma economia do altruísmo? O outro lhe possibilitará compreender que o amor por outrem, e portanto por si mesmo, é a condição da sobrevivência da humanidade? Pois quando mais se dá, mais se recebe, com o mantra – Se eu compartilho, eu não fico sem!

Ou embarcamos na “Aldeia Global” de  Marshall Mc Luhan que previu que o mundo no século XXI seria maravilhoso, uma espécie de “aldeia global”, com todos os seres falando a mesma lingua.

Ou vivemos, um mundo onde a liberdade individual é um direito natural e inalienável como disse a quase 200 anos John Locke no livro “Tratado do Governo”.

Olhe em volta, a inovação digital é o motor da proliferação do capitalismo criativo do empreendedorismo da nova era! Da vitória do gosto pelo novo, pela paixão pela descoberta. Bem vindo a era do empreendedorismo digital e da democracia das redes sociais com abundância, velocidade e gratuidade!

Começou timido, com Ebay, Google, Orkut Linkendin, Buscapé, Uol, Netscape, Paypal, Ning, YouTube, Slideshare, Digg, Blogger, Twitter, Deli.cio.us entre outros!

No ínicio era a Wikipedia e sua revolução Francesa digital, mas na multiplicação colaborativa nascem sites como Digg, StumbleUpon,Wetpaint, Hype Machine, e Twine, e um exemplo notável de um coletivismo-emergente, uma nova forma de valorizar a ação comunitária e uma espécie de socialismo digital.

A arena é povoada por novos empreendedores digitais  com o Addict-o-match , The Filter e Collecta! Que são as naus da web semântica 3.0.

Use ferramentas para empreeder de igual para igual com os Tirranosauro rex do capitlaismo primitivo! Conheça o inventivo conceito de Cloud computing, e sua “deselitização” dos custos de TI e sirva-se de Joyent, Mosso ou da queridissima Brasileira Locaweb.  Use as apresentações de Animoto, escreva como Machado de Assis com Zemanta. Venda como crommoncraft!

Posicione sua marca como um portal use e abuse de Frontpageslideshow. Utilize o design sensorial que poderá salvar o mundo no Inhabit. Solte o verbo no Podcast Gengibre.

Veja como anda sua influência no Twitter no Twinfluence. Deleite-se e aprenda no Twitter, seguindo cientistas, pensadores, filósofos ou a Sandra Turchi! Ou apenas faça parte da idiocracia seguindo técnicos de futebol ou senadores corruptos!

No Slideshare aprenda todo dia! Engaje sua audiência com Cover it live. Compartilhe documentos com Docstoc ou Scribd. Reveja as metas da sua empresa em KPI Library

Navegue nas empresas Brasileiras da economia criativa como Videolog Tv, Ouvi Permission Ad Network, Gaia Creative, Trend Innovation, Camisetaria, Coletivu e Just Mail.

Trabalhou demais, veja a Torrel Eifel, a Ponte de São Francisco em tempo real, lá na Webcams Travel. Então, faça as malas e viaje de uma foma diferente em Singlespotcamping e AirBNB.

Colabore contra o aquecimento global e a mudança climática produzindo energia alternativa, comprando e vendendo em Ecotricity, GreenEnergy ou Microgeneration. Adotou o vegetarismo vá no Veggie Trader.

Pinte o sete e exponha e venda seus trabalhos em GiftCardRescue e Drawn. Artesãos ou designers sua feira hyppie é na EtsyPonoko ou Spoonflower. Cansou de uma roupa venda no Enjoei.com a releitura dos brechós!

Deseja vender as jóias que ganhou do seu ex-namorado vá na Antuérpia digital no site Ex-Boyfriend Jewelry. Precisa alugar algo para seu casamento, festa, reunião, empresa coisas baratas no HireThings! É o mercado das pulgas digitais!

“Nós todos temos algo valioso para dizer”  este é o discernimento do site Ether .

Vodafone, ABN-Amro, Siemens, Philips e Você estão usando o RedesignMe ou Springspotters para conseguir insigths de inovação, teste de produto e co-creation!

Seja um diretor de inovação, dê uma boa idéia na Campbell’s Ideas for Innovation, Dell ou Starbucks. Sensacional! E pagam a você por isso!

Percebe como Open source é  libertário, web colaborativa é libertador e a Democracia digital retira a opressão do mundo? Percebe, como criamos um capitalismo solidário, criativo e com pitadas do socialismo! Uma nova cultura e economia, a nova propriedade coletiva e descentralização extrema! Sai as fazendas, fabricas coletivas, brocas, picaretas e pás. Entram as apps, scripts, API e redes sociais! Concluiu a Revista Wired!

Inovaçao em massa substituiu a produção em massa! Todos com o objetivo de construir uma adorável mundo novo! É o “dot-comunismo” e a tão sonhada humanidade sem barrerira geográficas!

Não acredita ainda no socialismo digital? Então, respire! A Replyforall é um site que levanta fundos para caridade, colocando na assinatura do e-mail de internauras anonimos informações sobre entidade filantrópicas! Ou seja, advogados de marcas e seus e-mails maravilhoso!

No Everyday Models e no DOmedia você é um patrocinado. Eles desejam sua atitude! Só cuidado para não sair por ai como um piloto de formula 1.

O CrowdSprout é o sindicato moderno dos pais, ele reúne mães que desejam comprar fraldas, cadeira altas, chupetas através de um tipo de leilão online! Pronto, chegou a hora de economizar!

Neighbo é uma plataforma on-line no Reino Unido que congrega os vizinhos, locadores e locatários  para ajudar a melhorar questões práticas da vizinhança! Ou Seja, eleições digitais para sindico! E com transparência radical!

O c, mm, n é uma iniciativa open source para criar um modelo de green-car! e-engenheiros voluntários trabalhando por um mundo melhor! Qualquer um pode dar uma idéia para se criar um carro menos poluente e mais econômico! Ou seja,

O inventivo Badtimesbootcamp! ajuda desempregados a entrarem em boa forma, não ficarem deprimidos, criarem networking e encontrar um novo emprego em uma rede social!

Em tempos de corte de orçamentos a ShortTask ajuda a encontrar trabalhadores qualificados para as empresas que precisam de ajuda com tarefas que são demasiado pequenos para justificar a contratação de um trabalhador.

Então são tempos de união! Vai ajudar? Vivemos ou não a era da cooperação empresarial? Camarada, contamos com você!

Percebeu a árvore balançando? Sai a indústria de trabalho pesado e poluidor e entra o trabalho inteligente e comunitário!

Em tempos exponenciais onde o consumismo está  saturado. Inovação e criatividade sao as premissas para navegar neste adorável mundo novo! Esta em alta pensar sustentável, fica embaixa o luxo, apenas como status!

Há quanto tempo você não faz algo subversivo? Um amigo disse que a educação de sua filha era toda baseada na repetição! Somos macacos amestrados? Eu discordo, veemente! Ora não somos anjos decaídos!

Mas no cenário do capitalismo retrogado (com horários fixos, enjaulados em escritórios) não inovamos, não deixamos fluir nossa criatividade nao há espaço para a imaginação! Então, que tal fazer algo completamente diferente?

E você não está na hora de criar, participar, contribuir, ganhar dinheiro e fazer empreendedorismo digital?

Crie sua empresa nas horas vagas. Controle a sua vida! Criar um negócio na era digital é sentir-se inserido em um novo mundo! Neste novo mundo, você é o que você compartilha!

O conceito de modernidade foi cunhado no século passado! Aprenda mutuamente! Vivemos tempos exponenciais, é o fim da classe média, da carteira assinada e da estabilidade! É a substituição da era do ter pela era do ser!

Os motes do novo século é “Outro mundo é possivel?”, “O mundo não é uma mercadoria?” e Você é o que você compartilha!”. Uma dicotomia e dualidade em pleno capitalismo no século XXI  ressuscitar conceitos de Karl Max que previu “Tudo que é sólido, desmancha na rede (no ar)” ou “Humanos de todo mundo, nada temos a perder a não ser o que era nosso”

A inovação não é toda a história, mas é uma grande história! Onde não podemos usar velhos mapas, para descobrir novas terras!

Gil Giardelli

Parte deste artigo foi primeiramente veiculado no Jornal Brasil Economico

GNU e Linux versus Windows

Cyberpunks na ESPM