Grandes empresas se molhando na chuva de papel

Grandes empresas se molhando na chuva de papel

Porque marcas como Fiat, Nestle, Mars (Twix) ou profissionais de empresa como National Geographic Brasil e locaweb estão patinando na era da democracia das redes sociais?

Não julgarei ações ou atitudes, cabe a você leitor tirar sua própria conclusão.

Veja o embloglio mais recente, foi o ti-ti-ti mais falado da grande rede! Detalhes aqui Onde falhou a ação da Twix, que internautas se sentiram ludibriados e intitularam em “chuva de papel” e não “chuva de Twix”? Porém, apesar dos erros a empresa e os organizadores – pelo menos aparentemente – não editaram as critícas à ação. Isto sim, é transparência radical. Veja aqui na própria página do evento.

Porque dois graduados profissionais de empresas como Locaweb e National Geographic perdem seus empregos por comentários infelizes em seus “Twitters” particulares – repito particulares.

O Editor da revista National Geographic Brasil, que foi demitido por ter criticado via Twitter a maior publicação da casa que empregava-o. Veja Aqui

A Demisão de executivo na Locaweb por má utilização de seu twitter pessoal veja aqui. E a empresa reagiu rápido e em menos de 24 horas tomou medidas sensatas!

O caso da Fiat – Que disse que não faria carros rosas, poreque tem cores mais bonitas e esta cor rosa é uma cor de São Paulino. “Alguns minutos depois, a Fiat publicou novo texto no Formspring pedindo desculpas a quem eventualmente tenha se sentido ofendido.” Veja detalhes aqui

E o Boicote ao grupo Nestle, por causa da campanha “Kit  Kat versus Orangotango” por causa de um infeliz comentário no Facebook da empresa. Veja detalhes aqui

Na minha humilde opnião.

Está faltando aos profissionais de marketing, estudar a base de marketing, estudar o marketing direto – aquele que enviava catalogo via correio, o marketing de relacionamento. Ou seja, precisamos estudar a base! Os profissionais de mídia social se acham muito modernos e a grande maioria ignora as regras báscias do marketing.

E somando-se a isso, vivemos a era da “Dissonância Cognitiva”  – ninguém sabe as regras, ninguém foi ensinado pla mamãe – “Filho, quando sair de casa – leve a blusa, desliga o gás, apaga a luz e tranca bem a porta”

Muitos erros aconteceram, erraremos mais e mais. Será empírico e aprenderemos. Não fique aí, só jogando pedra nas “Genis”digitais. A pergunta é como aprenderemos com o erro destas gigantes e destes profissionais? O que de bom ele fizeram para conter a ira das pessoas? Temos muito a aprender e que bom que não existe receita de bolo e que bom que tem gente saindo para a se molhar na chuva!

No mais hoje vou comer um “diamante negro”, confesso fiquei sem vontade de comer um “Twix”

Veja o vídeo da “chuva”

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=qpCcANupmsM]

Ps: Obrigado Mateus e André por indicar erros de português.