Um dia e tanto! Uma woodstock de idéias no TEDXPortoAlegre

Um dia e tanto! Uma woodstock de idéias no TEDXPortoAlegre

O TEDXPortoAlegre lembrou-me o famoso quadro de Picasso – Guernica.

“Enquanto depredavam seu ateliê. Picasso deu a um oficial alemão um postal reproduzindo a Guernica:“ Tome. Leve de lembrança!”.

Um oficial alemão  respondeu “Foi você que fez isto?”

Picasso: “Eu, não. Foram vocês que fizeram!

Enquanto seu quadro existisse, o mundo lembraria o bombardeio de Gernika como uma atrocidade inominável. Uma testemunha de acusação. Rechaçar a idéia de que o mundo é assim e sempre será assim é talvez, a conversão.” Livro “O Poder da Arte”

Naquele dia no Theatro São Pedro, pintamos a Guernica às avessas, a Guernica do Bem!

Uau! Nem no sonho mais tenro da meninice, eu imaginei em apenas 6 meses palestrar em dois TEDX (Sudeste e Porto Alegre). Foi sensacional, inenáravel e choroso!

Não é apenas uma palestra, é o sentimento de compatilhar com centenas que acreditam que podemos mudar o mundo, e agora!

O Tema do TEDXPortoAlegre era “Paixão que inspira”. Quando o inesperado convite chegou, prometi que não poderia ser repitivo! Não poderia falar absolutamente nada igual ao que falei anteriormente!

O Universo conspirou, recebi pelo Twitter Nietsche: “Aqueles que foram visto dançando, foram considerados insanos, por aqueles que não podiam escutar a música.”

Deus agiu, recebi uma série de exemplos do software da sabedoria das multidões.

A ficha caiu, há uma nova música na humanidade. Está melodia embala grandes múdanças, entramos na “Era da Generosidade coletiva”

Os organizadores – aplaudidos de pé

Quando uma equipe muito motivada de organizadores voluntários consegue juntar 21 palestrantes apaixonados e 500 espectadores inspirados, o resultado não pode ser diferente. O TEDx Porto Alegre foi um dos melhores eventos que já participei. Conheci pessoas interessantes, escutei histórias sensacionais e descobri que existe muita gente disposta à transformar o mundo. (Matheus Zeuch)

Mas houve os bastidores, para os organizadores noites e noites sem dormir. Tensão no ar! Um quase desiste há poucos dias do grand finale (Foram 8 meses de trabalho), alguém estende a mão e ele volta!

Ao final do evento eles estavam exaustos, mas com aquele sorriso dos justos, dos que fizeram o bem. Soube de fontes seguras, que no dia seguinte eles se reuniram e choraram a noite inteira e riram a noite inteira. Para estes inventivos palmas, palmas – todos aplaudindo de pé e gritando – Bravo, Bravissímo e muito, muito obrrigado!

Vocês são fantásticos, sigam estes compartilhadores Danielle Miranda, Lucia DutraAlexandre GodoyEduardo Nozari, Lucia DutraFelipe Figueiredo RosaFernando SibembergGustavo ZillesJoão Paulo CavalcantiRenata Nizer 😉

Ana e o visitador, sintetizaram o TEDXPortoAlegre:

“Mudança de paradigmas para assimilar e transitar num novo mundo onde a tecnologia cresce de maneira exponencial. Sem espaço para pensamento linear e cartesiano.Sem espaço para individualismo. Inovar, solidarizar-se, atuar socialmente, emprender. “

O Espirito da Inovação – por Valesca Bender

“Sempre tive uma paixão pelo Theatro São Pedro. O lugar é lindo e tem uma energia positiva ímpar. Mas neste sábado, esta energia foi elevada por mais de 500 pessoas movidas por suas paixões.

Já participei de muitas coisas legais nesta vida, onde conheci pessoas geniais e super do bem. Mas nada, acredito que nada mesmo, irá superar o TEDxPorto Alegre! Foi  SURREAL !

Minhas ideias estão sempre fervilhando, minha família costuma dizer que meu pensamento tem “cheiro de pneu queimado”. É uma piadinha, que sempre presto atenção, pois sei que estão tentado me resgatar do meu mundo: Ecodesign sócio-ambiental. É isso aí, quando se é designer, e ainda com umas ideias muito diferentes como as minhas, as pessoas “normais” custam a entender porque é OP = Outra Parada, como disse o Dhaval Chadha.

Quando entrei no Theatro São Pedro, juro, nunca estive tão a vontade na vida! Pessoas apaixonadas pelo que fazem, just like me! Ideias fervilhando, pedindo para que a palestras ou os intervalos não chegassem ao fim, pois cada momento compartilhado foi muito precioso. É o tipo de coisa que muda o seu mundo, fiquei encantada e envolvida nesta aura positiva. Não poderia ser mais perfeito. Um marco na vida de cada um que estava lá! E encontrei no TEDx, mais de 500 pessoas também engajadas a mudar o mundo! Tenho certeza que esta sensação vai perdurar no coração de todos que ali estavam. O TEDxPorto Alegre será eterno e se cada um fizer a sua parte, vai tornar pelo menos o seu “próprio mundo melhor” e isso contagia muita gente! Obrigado TEDx!

Porto Alegre teve sua Woodstock das Ideias e a Era não é só de Aquário, é OUTRA PARADA!”

Este foi o caldeirão de emoções de Valesca Bender! Ao qual eu leio e emociono-me. Obrigado Valesca Bender /  /

Na essência todos são empreendedores por Matheus Zeuch

Eva Sopher foi a anfitriã do evento. Ela nasceu na Alemanha e emigrou para o Brasil aos 13 anos, fugindo da perseguição nazista. Foi ela quem comandou, de 1975 à 1984, a restauração do Theatro São Pedro, local onde ocorreu o TEDxPortoAlegre e o qual ela é presidente. O Theatro São Pedro é hoje um dos maiores complexos culturais da América Latina. Eva foi a primeira palestrante à subir no palco, e após suas poucas palavras, foi ovacionada e aplaudida em pé pelo público. Um gesto mais que merecido para uma empreendedora de respeito.

Elio Lazzarotto, o verdadeiro nome do Papai Noel do Brasil, emocionou as mais de 500 pessoas presentes no evento com sua história. Um verdadeiro empreendedor que, através de muita persistência, hoje atende milhares de crianças todos os anos. O bom velinho já percorreu mais de 160 mil km para levar a sua mensagem (equivalente a 4 voltas no planeta). Já respondeu mais de 1 milhão de cartas e conseguiu até um CEP próprio junto aos Correios. Durante sua palestra no TEDx, para cada feito conquistado ele dizia “e não é que eu consegui?!“. Sem dúvida um verdadeiro exemplo para todos os empreendedores do Brasil.

O que rolou durante o TEDxPortoAlegre? Para refletir:

@rupabr: Empreender pode mudar seu mundo, mas requer muito esforço.

@rupabr: Devemos sempre manter o foco, no projeto que estamos empreendendo.

@rupabr: Não fale, faça!

@rupabr: O importante é você poder mudar a sua realidade, diz Júlio Vasconcelos.

@rupabr: Todos podem ser empreendedores.

@Rosana: A vida é feita à mãos. A muitas mãos.

@Rosana: Números são viciantes e induzem a gente para uma visão errada da vida, pois os números são exatos, a vida não.

Walmor Correa: Cientificamente é impossível o vôo do besouro, no entanto, ele voa.

@AdrianaBrondani: Simplificar é a melhor maneira que se tem para se disseminar ideias.

Rosina Duarte: Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez.

Prof. Léa: Conhecimento entra pelos sentidos. Todos, não apenas audição e visão.

@TxaiBrasil: Deixe a tristeza entrar na sua casa mas não deixe ela a vontade a ponto de não deixar ela ir embora.

@TxaiBrasil:A vida é muito curta para vivermos ela de uma maneira fragmentada.

Otávio Urquiza: Hoje existe mais petshop do que creches.

Gustavo Borba: Sair do aprendizado “broadcast” pro aprendizado interativo.

Gustavo Borba: Ser apaixonado e questionar-se o tempo inteiro.

Gustavo Borba: Inovação = ideia + ação + resultado.

Gilberto Schwartsmann: Já fez papanicolau? Já tem o exame de colesterol? Pequenas perguntas podem mudar o destino de uma pessoa.

Gilberto Schwartsmann: Vencer a inércia. Outro grande conselho.

Gilberto Schwartsmann: Ser solidário é ser responsável pela vida dos outros, é não ser indiferente.

@DhavalChadha: Não é uma empresa, não é uma ONG. É uma OP, uma Outra Parada.

@DhavalChadha: O planeta tá precisando de novas tecnologias com baixo impacto a ele.

@DhavalChadha: Natureza odeia desperdício, ela otimiza o uso de recursos e é interdependente.

@DhavalChadha: Abundância é relativa. Comida? Abundante no mundo. Se produz muito mais do que o mundo precisa. E mesmo assim tem gente que passa fome.

Oskar Coester: A primeira experiência do aeromóvel foi feita em 1977 para ver o desempenho energético do equipamento. Antes, saber se é viável ou não.

Oskar Coester: O aeromóvel gasta 1/3 menos do que um ônibus leva para levar um passageiro.

Oskar Coester: A aplicação prática do conhecimento é sempre difícil e demorada.

@TiagoMattos: Vai lá e anota, te inspira, conhece. Mas vai lá E FAZ!

@eduardonozari: O TEDxPortoAlegre foi a maior realização pessoal e profissional da minha vida. Ser aplaudido de pé pelo Theatro São Pedro não tem preço!

@angelitokaczala: Nunca encontrei na minha vida tantas pessoas apaixonadas e apaixonantes como este último sábado no Theatro São Pedro. Valeu TEDxPoA!

@PapaiNoel_BR: Me inspiraram tanto que fiz um twitter. HO HO HO!

@ph_martins: A impressão que tenho é que por mais que procure palavras nunca vou conseguir explicar o que foi participar do TEDxPortoAlegre.

@vernanjonas: O TEDxPortoAlegre foi o maior exemplo do liberalismo econômico: organização individual, sem um poder central, trocas voluntárias, etc…

Sobre mim

Portal Terra

Por mais paradoxal que possa parecer, para o estudioso do mundo digital, Gil Giardelli, a tecnologia pode trazer mais indagações do que soluções. De fato, vive-se um momento especial da “digitalização” do mundo, o que, naturalmente, gera grandes dúvidas. Mas, para Gil, mais do que o surgimento delas, é importante entender por que elas existem.

Hoje, se alguém passar dez minutos na frente de um computador, isso será o suficiente para que apareça uma série de perguntas como “por que a Rainha da Inglaterra tem um perfil oficial no Twitter?”, “qual o motivo para as pessoas passarem 100 milhões de horas editando a Wikipédia?” ou “o que levou os usuários a ficarem mais de um trilhão de horas em redes sociais?”.

De acordo com Gil, o porquê é complexo e encontra raízes em relações sociais amplificadas pela internet. Para ele, questões como engajar-se, sentir-se incluído, ver-se como socialmente útil e pôr em prática a alma empreendedora são algumas das causas que levam a este novo comportamento virtual.

Tudo isso, no entanto, leva para um mesmo caminho, o que o palestrante chama de “generosidade coletiva”. Em redes sociais, por exemplo, é possível enxergar exemplos desta afirmação, como quando pessoas recorrem ao Twitter para pedir socorro ou para saber informações de familiares e amigos envolvidos em uma tragédia, como foi o caso do último terremoto no Chile.

A criação colaborativa de conhecimento também pode ser vista em sites como o “Eu Lembro” – em que se pode acompanhar se as propostas de determinado candidato eleito estão sendo cumpridas – , ou do “Just Made Love”, em que, por algum motivo estranho, pessoas compartilham com o mundo como foi sua última relação sexual.

Para além da impressão de que a internet é a solução para todos os problemas do mundo, o cenário vislumbrado pelo palestrante realmente impressiona. Neste contexto, geram-se novos valores sociais e novas responsabilidades, como o nascimento do”indivíduo coletivo”. Segundo Gil, no século 21, a moeda que movimento o planeta é a reputação e a credibilidade. Para ele, há um novo tipo de civilização mais engajada nascendo e a rede social se tornou o lugar da verdade. “Há uma nova música embalando a humanidade”, encerrou sob fortes aplausos.

Graças a uma notícia que Gil Giardelli colocou no seu mural do Facebook fiquei  sabendo do TEDxPorto Alegre e, no último dia (praticamente último minuto) , enviei meu formulário de inscrição falando da minhas idéias, realizações e  das paixões que me inspiram. Qual não foi minha surpresa, quando  meu nome saiu na primeira lista de selecionados!!! Nossa a alegria foi D+!!

Tive a oportunidade de conhecer o brilhante Gil Giardelli no Fórum do Empreendedorismo que ocorreu dia 10 de setembro e,  pude repetir a dose hoje.

Gil estava 10! Obrigado por compartilhar a informação. Muita luz pra ele, muita luz pra nós!

http://matheuszeuch.com/tedxportoalegre2010/

Gil Giardelli, um dos maiores especialistas em cultura digital do Brasil, falou sobre inovação coletiva e empreendedorismo digital. Foi a terceira vez, em poucas semanas, que eu assisti sua palestra (Feira do Empreendedor, Circuito 4×1 e TEDx Porto Alegre) e ainda assim foi excelente, trazendo novidades e bons cases de empreendedorismo digital. É preciso humanizar a internet, gerar conteúdo de qualidade, socializar mais, utilizar a inteligência coletiva para criar soluções criativas para os problemas da humanidade. É preciso entender o significado de “o todo é maior que a soma das partes”.

Sobre o TED

Para quem não sabe, o TED é uma organização sem fins lucrativos devotada a “Ideias Que Merecem Ser Espalhadas”. Começando como uma conferência de quatro dias na Califórnia há 25 anos, o TED tem crescido para apoiar estas ideias que mudam o mundo com iniciativas múltiplas. A Conferência TED anual convida os maiores pensadores e ativistas do mundo para falarem por 18 minutos. E no espírito das ideias que merecem ser espalhadas, o TED criou o programa chamado TEDx. O TEDx é um programa de eventos locais, e organizados de forma independente, que reúne pessoas para dividir uma experiência ao estilo TED.

Siga os Palestrantes aqui

“Compreensão rítmica de observação e sentimento. Um evacuação emocional e psicológica. Som, símbolo e alusão. Inundando os sentidos, narrativa elevada, figuras edificantes em meio a paisagens pitorescas, perspectiva única, colorido descritivo, o futurismo emergindo diretamente do arcacio com graça, sensualidade, amor, fertilidade e compaixão.

Uma realidade alternativa, a realidade da memória ou de diferentes percepções. Um experimento Cultural.

O TEDXPortoAlegre é uma grande obra de arte e fez o seu papel. É o que toda grande arte deve fazer: sacudir nossa rotina modorrenta, combater o péssimo hábito – uma doença de nossa época – de aceitar a falta de bondade com naturalidade, de bocejar diante da mesmice: isso eu já vi; Picasso venceu, a arte venceu, a humanidade venceu.

É foi um dia daqueles, obrigado Deus!