Inovação e Tendências no Meio Digital – Debate HSM

Inovação e Tendências no Meio Digital – Debate HSM

Post primeiramente publicado no HSM

 

O debate marca o lançamento do hotsite Mosaico de Tendências, do Portal HSM, que visa promover a colaboração e interação entre os usuários da Internet com a seguinte reflexão: o que deve inspirar o futuro?

Motivados a tentar entender o que vem pela frente, Gil GiardelliRicardo Almeida, especialistas em mídias digitais, discutem sobre temas como o panorama atual das tendências digitais, liderança aberta na era digital e o que, de fato, esperar do futuro.

O debate discute três temas que levam em conta a grandeza do universo digital em que vivemos, onde 2 bilhões de pessoas acessam a Internet.
Panorama das tendências digitais

Ricardo inicia o debate lembrando que esses 2 bilhões de pessoas, são, na verdade, 2 bilhões de veículos, que produzem e transmitem conteúdo pela web. Em sua visão, a web acaba sendo um ambiente muito mais anárquico do que democrático, porque as regras são feitas através da massa, que está online.

Gil acredita que vivemos uma “Nuvem de Inovação”, onde são os valores morais que estão ditando uma revolução, um momento de mudança da cultura, da política e das empresas. Assim, ele levanta a questão: como acabaremos com o hiato entre pessoas do século XXI e estruturas do século XVII?

Liderança aberta na era digital

Pensando que as tecnologias digitais ditam o relacionamento com os clientes como nunca, Ricardo e Gil são questionados sobre as empresas e o que falta para que elas percebam a importância dessa abertura, e quais os entraves que impedem a inovação dentro das empresas atualmente.

Ricardo fala sobre como as empresas, antes, pensavam em apenas vender, e hoje precisam buscar, acima de tudo, a serem amadas, pois isto resulta em evangelizadores nas redes sociais e buzz social. Gil comenta sobre a economia criativa, a renovação do espírito empreendedor e como estes conceitos estão resultando em uma revolução, em uma nova economia, sem fronteiras, baseada na colaboração; uma economia coletiva.

O que podemos esperar do futuro

No conceito de democracia e de web progressiva, Ricardo e Gil dão suas opiniões de como ajudar na construção desta nova humanidade. Ricardo fala que na web, todos somos veículos de informação, tudo o que produzimos é visto pelas pessoas, nossas opiniões são transmitidas e retransmitidas, com grande potencial de mudança. Gil comenta sobre o que seria a moeda do século XXI, a reputação, e temos que entender o que faz a humanidade gastar 100 milhões de horas editando a Wikipedia. Hoje, somos todos produtores e, se toda a humanidade tiver consciência e dedicação sobre a qualidade e da ajuda ao outro,  nós vamos mudar o mundo.

Assista e comente o que achou!

 

   

Por Samanta Fluture e Gil Giardelli