Etiqueta social: você sabe se comportar nas redes sociais

Etiqueta social: você sabe se comportar nas redes sociais

Nos dias de hoje, por mais que as empresas bloqueiem o uso de redes sociais, as pessoas acabam exagerando no seu uso. Saiba como lidar com isso e veja a entrevista concedida por Gil Giardelli sobre redes sociais para a revista Superinteressante.

 

 

Gadgets:

S- Tuitar, usar internet, redes sociais, mandar mensagens durante um jantar ou bar é indelicado em qualquer ocasião ou há aquelas em que é liberado?

G- Depende do tipo de jantar! Em um jantar com toda sua galera e você utiliza o foursquare para dizer que esta lá ou Facebbok para postar uma foto é uma forma de humaniza e agregar mais pessoas. Porém, se o jantar é intimista com um casal de amigos, um jantar de negócios ou um jantar com uma geração que não utiliza a internet de forma tão intensa não use seus gadgets.

S- Como chamar a atenção de alguém que está ouvindo música com fones sendo o mínimo inoportuno possível?

G- Com um sorriso! Sorriso é uma linguagem universal e todos prestam atenção.

S- Atender o celular durante uma reunião (formal ou não): passível de tolerância? E em uma happy hour? O melhor jeito é sempre pedir licença e se afastar, para não envolver todos na conversa?

G- Todos tem o tempo de 24horas por dia, paralisar uma reunião para atender o telefone é fazer o outro gastar seu tempo esperando você. Um desrespeito. Precisamos aprender a priorizar nossas ações e tempos. Caso seja imprenscidivel atender, peça sinceras desculpas e afaste-se. Happy hpurs são acontecimentos sociais, então como diria o Mussum “Bebidas Liberadis e Intenetes tambem” 😉

S – WIFI: deixar ou não deixar aberto?

G- Eu deixo a minha e acho que todos deveriam. O mantra da era digital é”Você é o que você compartilha! Compartilhe meus amigos!

Redes Sociais:

S- Como saber se não se está abusando de expressões do internetês no dia a dia, em conversas offline? “Comofas”?

G- Vivemos uma transição do Português, nada novo, também  mudamos o idioma falado pelos portugueses  no começo da colonização. Mas fala internet a toda hora é como aqueles executivos que exageram no uso de expressões anglo saxões e soa falso, soa forçado. Você não vai querer se parecer com o Mr, Bean? 😉

S- Pode-se conversar no Twitter, como um bate-papo? Em que momento isso fica indelicado ou insuportável para os seguidores? Existe um limite aceitável?

G- O Twitter não é uma ferramenta de bate papos, para isto temos outras que nasceram com este propósito e são mais eficazes. A maioria das pessoas que abusa de bate papos no Twitter acaba ficando sozinho na festa.

S- O que pode ser considerado como uma bobagem inútil postada no Facebook ou no Twitter, algo totalmente irrelevante que só vai irritar os amigos/seguidores?

G – Acho que nada é inutil. Sempre tem alguém que curte gosta e nunca agradaremos Gregos, Troianos e Romanos, alguém não vai gostar e se for seu amigo verdadeiramente ele te perdoa.

S – Deve-se perguntar à pessoa antes de marcá-la em uma foto no facebook?

G -Se for uma foto onde a pessoa aparece não. É uma grata surpresa. Agora marcar as pessoas em fotos de correntes, festas ou anúncios de empresas isto é o novo SPAM Chato e você  não deseja ser um chato.

E-MAIL:

S- Que pessoas ainda merecem ser toleradas ao compartilhar correntes de email, arquivos .ppt ou vídeos vistos por mais de 1 milhão de pessoas no YouTube?

G- Se for do seu melhor amigo, namorada, namorado, vovó, vovô, papai ou mamãe tudo bem. Todas as outras serão banidas.

RELACIONAMENTOS/ TRABALHO:

S-Ter muitos amigos e/ou muitos seguidores ainda é algo visto positivamente? Que proveitos – e que responsabilidades – essas pessoas devem ter para manterem a etiqueta intacta?

G- Muitas pessoas estão usando “scripts (programas para ter mais seguidores no Twitter) ou adicionando qualquer um no Facebook. Como disse acima qualidade é melhor do que quantidade então não se preocupe em ser um novo popstar da web, produza conteúdo divertido, inteligente e seja um cara bacana na vida real que naturalmente as pessoas vão desejar segui-lo ou ser seu amigo.

Conteúdo e contexto é a melhor forma de fazer nossas amizades.

S- Finalizando: você teria algum exemplo da vida real de uma atitude 100% reprovável, lamentável, até humilhante ou ridícula, sobre esse assunto para ilustrar? (claro, não precisamos citar pessoas físicas nem jurídicas)

G- Uma conhecida postou uma foto intitulada “Os dois monstrinhos” e a foto era sobre suas duas cachorras, porém quando subiu a foto inequivocadamente, ela subiu de suas nádegas e lá ficou por quase uma hora até um amigo avisá-la. Confira outros exemplos, neste meu artigo.

Saiba mais sobre redes sociais e generosidade coletiva.